Inicio     |     Sobre     |     GitHub     |     Games     |     Contato                        

quinta-feira, 11 de maio de 2017

A importância dos simuladores computacionais e jogos digitais no meio cientifico e educacional


Você já parou para pensar no quão importante são os simuladores computacionais no avanço das ciências e tecnologias atuais?
Podemos então começar citando resumidamente alguns dos prós relacionados aos simuladores, como, testes exaustivos em menor tempo e maior quantidade de situações, geração de dados para pré analises, diminuição dos riscos de bugs e de perda de equipamentos nas fases finais, uso de múltiplas variáveis, melhor visualização entre outros.


Você já percebeu como o mercado de jogos digitais e pesquisas relacionadas aos mesmos tem crescido atualmente? Esses tem deixado de ser um tipo de diversão e estão se misturando a outras áreas como educação, recuperação, treinamento, arte etc., os jogos digitais (jogos sérios) tem se tornado ferramentas educacionais importantes entre crianças e jovens, por isso tem surgido cada vez mais pesquisas relacionadas a melhora da qualidade e técnicas de desenvolvimento.

Para não ficar confuso irei falar um pouco sobre jogos digitais e em seguida sobre simuladores computacionais.

Jogos digitais

Nos Estados Unidos em 2013 foram gastos 21.53 bilhões de dólares em jogos, uma vez que esse mercado vem se tornando grande responsável pelo desenvolvimento tecnológico é importante ressaltar sua importância no meio acadêmico, seja para educação ou ciência. Todos os dias é possível vermos noticias sobre novos jogos sendo criados e lançados, o mercado cresceu tanto que os jogos deixaram de ser produzidos apenas por grandes empresas e passou a se tornar uma arte principalmente entre desenvolvedores independentes, vemos desenvolvedores se expressando a partir de jogos, fazendo arte, criando uma nova mecânica, contando histórias, usando sua criatividade ao máximo e agora também ensinando a partir dos jogos.

Durante meu segundo ano de faculdade desenvolvi um projeto relacionado ao ensino de lógica e matemática através de jogos digitais, com base nas pesquisas em trabalhos relacionados, em conversas com pessoas interessadas no assunto e com observações pude perceber algumas das grandes problemáticas do tema (jogo educativo), algumas delas eram, a confusão por parte dos desenvolvedores em chamar a aplicação de técnicas de gamificação de jogo educativo como pode ser visto melhor nesse artigo que criei explicando os termos, outra questão é a "má fama" de "jogo chato" que os jogos educativos receberam por conta da confusão citada anteriormente, por conta da falta de investimento e da simplicidade dos jogos desse nicho. Mas o fato de existirem grandes jogos criados por empresas com intuito principal de entretenimento mas que conseguem ensinar de alguma forma seja história, biologia, química ou física é possível criar bons jogos com os valores um puco invertidos que sejam educativos, porem divertidos e bem feitos.

O uso de belas artes ou um visual 3D, uma história empolgante, desafios bem bolados, aumento de dificuldade e boas premiações são alguns dos recursos que não podem faltar para que um jogo seja considerado "bom", é mais interessante ainda se o jogo tiver uma mecânica ou característica diferencial de tudo o que já existe, não é simples criar um jogo assim e implementar no mesmo a parte educativa e por esse motivo devem ser feitas pesquisas em buscas de métodos que facilitem o processo de criação dos mesmos. No meu projeto citado desenvolvi um jogo 3D de primeira pessoa usando a ferramenta Unity como motor do jogo e blender para modelagem dos objetos usados, o jogador começava o jogo em uma floresta, com um helicóptero pegando fogo ao seu lado e ao andar um pouco encontrava uma placa apontando uma vila, ao chegar na vila ele percebia que a mesma estava vazia e tinha acesso a algumas placas de aviso que davam dicas do que havia acontecido, a única forma dele sair da ilha era atravessando a mesma e chegando a outra ponta onde havia um navio, porem para chegar lá ele precisava passar por áreas repleta de monstros sugadores de inteligencia e essas áreas só podiam ser atravessadas com a resolução correta de questões que indicariam o caminho correto, uma resposta errada e o jogador iria parar em um labirinto quase impossível de se sair, o jogo foi testado e muito bem recebido por estudantes.

A motivação para o investimento em pesquisa e desenvolvimento nessa área é clara, visto o grande gasto em dinheiro e horas que crianças, adolescentes e pessoas de todas as idades gastam com esses, seria uma forma de estudar e se divertir ao mesmo tempo, e um auxilio para quem tem dificuldade de manter o foco e aprender com os métodos tradicionais de ensino. Vale ressaltar que de maneira nenhuma esse substitui os métodos tradicionais, e sim e apenas um complemento aos estudos.

Simuladores

A uns dias antes da escrita desse artigo li uma noticia sobre a NASA estar pagando uma considerável quantia em dinheiro para quem conseguisse acelerar s processos de um de seus simuladores, isso me levou a pensar no quão importante esses simuladores são para a empresa, no quão importante simuladores são para pesquisa e desenvolvimento no geral. Como anteriormente já trabalhei em uma iniciação cientifica desenvolvendo um simulador para o teste de algoritmos genéticos (algoritmos evolutivos) e melhor visualização de seu funcionamento, resolvi ir mais a fundo e pesquisar sobre os usos atuais de simuladores computacionais em diversos campos e conclui que esses são mais importantes do que imaginamos.

Simuladores computacionais são usados em praticamente todos os campos de estudo e pesquisa existentes, na própria computação para testes e visualização de algoritmos, na robótica para o treinamento dos algoritmos de controle dos robôs, na engenharia para desenvolver equipamentos e evitar desgastes com testes físicos, na física para visualizar e entender melhor os processos, acontecimentos e leis, na biologia para entender e visualizar melhor processos naturais e assim por diante. A simulação tem sua importância principalmente no desenvolvimento d novas tecnologias e no entendimento de novas descobertas, ela nos permite testar exaustivamente situações impossíveis ou que demandariam muito tempo e dinheiro, nos permite a visualização de uma determinada ação ou situação contendo diversas variáveis, diminuição das chances de erros nas fases finais de um determinado projeto, visualização de objetos e situações que são difíceis de observar e compreender fisicamente, entre outras.

Tanto o mercado como o campo de pesquisa em simuladores computacionais vem crescendo conforme a demanda e conforme o poder de processamento computacional aumenta, visto que para simulações mais realistas e mais precisas é preciso um poder muito grande de processamento, um dos problemas que pude observar em ambos meus projetos relacionados a simulação foi a dificuldade de execução dos simuladores em computadores medianos, visto que quanto melhores os gráficos e quanto mais variáveis estavam sendo executados mais "pesada" e lenta a simulação se tornava, e devida a proposta apresentada pela NASA citada anteriormente é possível concluir que é um problema geral. Por mais que pesquisas em tecnologias e processamento avançado sejam importantes, não será de bom proveito se não tivermos técnicas de programação que sejam optimizadas para o bom uso das ferramentas, por esses e outros motivos são de extrema importância as pesquisas direcionadas ao desenvolvimento de simulações mais eficientes.


Jogos digitais (sérios e para entretenimento) e fazem parte das áreas de pesquisa das quais sou entusiasta, por isso achei interessante falar um pouco sobre ambos e a importância no meio cientifico e educacional, se esqueci algum ponto importante ou cometi algum erro, não deixe de comentar ou mandar um email com sugestões e criticas, até semana que vem!

Referências para saber mais:
Artigos:



Este conteúdo é meramente informativo, e não aconselho seu uso como fonte de trabalhos acadêmicos ou científicos  para isso sempre procuro disponibilizar no final da página no campo "Fontes" ou "Referências" links para artigos científicos, sempre busque informações em mais de um lugar.

Textos e ilustrações por Carol Salvato


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário