Inicio     |     Sobre     |     GitHub     |     Games     |     Contato                        

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Alan Turing: Um resumo



Atualmente, mesmo a tecnologia tendo se tornado algo essencial na vida de muitas pessoas é comum vermos como ainda existe um grande desconhecimento de seu funcionamento e seu passado. A história no geral é de extrema importância para que haja consciência de que grande parte do que temos hoje, desde direitos e liberdade até tecnologias, foi conquistado a base de muita luta e dificuldades, com os computadores não foi diferente.


Os computadores evoluíram a ponto de caber na palma de uma mão, que é o caso dos smartphones, porém poucos sabem que ele já foi uma maquina que ocupava uma sala inteira, e quanto mais buscamos no passado descobrimos novas pistas que demonstram possíveis ideias e maquinas que se relacionam com a ideia de um computador, porém o computador como conhecemos foi proposto pela primeira vez em um artigo publicado em 1937 por Alan Turing, e mesmo atualmente ainda usamos seu modelo de computador, por isso ele é considerado o pai da ciência da computação, ele também é considerado um dos pioneiros da inteligência artificial, e mesmo tendo sido um grande gênio e herói, sua vida não pode ser contada como uma bela história com final feliz.

Representação da máquina de Turing.

Alan Mathison Turing nasceu em Londres, em 23 de junho de 1912 em uma família inglesa de classe média alta, e morreu em Wilmslow (Reino Unido) a 7 de junho de 1954. Filho de Julius Mathison e de Ethel Sara Turing teve um único irmão, mais velho, John.
Quando jovem Alan era considerado um aluno mediano e só foi demonstrar interesse por matemática no ensino médio, onde conheceu Christopher Morcom, que era reconhecido como o melhor matemático do colégio, ambos se tornaram amigos e não demorou para que Alan se apaixonasse por ele. Christopher sofreu de uma tuberculose bovina e morreu em 1931, no mesmo ano Turing foi devidamente contemplado com uma bolsa para estudar matemática no King’s College, em Cambridge.
Durante a segunda guerra mundial Turing fez parte de um projeto secreto que tinha como objetivo decifrar os códigos da maquina enigma ajudando a prever os ataques alemães, e com seu sucesso no projeto ele foi peça fundamental para vencer os mesmos na segunda guerra.

Máquina construída por Turing durante a segunda guerra para decifrar os códigos da enigma.

Em meados de 1936 Alan Turing cria o conceito de computabilidade, que ele chama de maquina universal, mais tarde conhecida como maquina de Turing, que ainda hoje é a base para a construção dos computadores como conhecemos. Se tornou Ph.D. em lógica, álgebra e teoria dos números, continuou sua vida como pesquisador, demonstrou interesse por filosofia e psicologia o que o levou a propor o Teste de Turing, que tem como objetivo identificar e definir se uma maquina é inteligente ou não (estarei explicando o teste em outro artigo).

Turing foi perseguido, preso e acusado por ser homossexual, o que era considerado um crime, ele optou por sofrer tratamento por um ano em liberdade do que ser preso por dois anos, o tratamento resultou em uma castração química e em 7 de junho 1954 foi morto e encontrado no dia seguinte, ao lado de uma maçã mordida, a maça estava envenenada com cianeto o que causou sua morte que foi dada como suicídio, porém existem controversas. Muitos anos após sua morte e seu reconhecimento como o grande pesquisador que foi, foram feitos pedidos oficiais de desculpas, e ele entrou para a lista dos 100 maiores britânicos (sendo ele o 21º).


É comum eu deixar claro no final dos meus artigos sobre a importância da leitura das referências, eu procuro sempre resumir um assunto baseado em minhas leituras, para que pessoas que queiram uma informação básica e rápida possam adquiri-la ou para que quem está iniciando os assuntos em um determinado tema possa ter uma noção mais leve do que está prestes a se aprofundar, mas hoje, quero pedir que você leitor faça um esforço de ler ao menos o artigo "Um Centenário em Evidência: Alan Turing (1912-1954)" e caso tenha um tempo livre, assistir ao filme "O jogo da imitação" e ler o livro "Turing e o Computador em 90 minutos", pois por mais que alguns julguem o meu artigo como bom, acredito que só um olhar mais profundo é capaz de mostrar o que realmente foi a vida desse homem, esse grande ser humano a quem muito devemos não só por sua genialidade que nos permite hoje a criação de nossas tecnologias mas por ter sido um verdadeiro herói de guerra. As vezes é preciso mais do que saber, as vezes é preciso sentir a história para que tenhamos real conhecimento do que é mais importante nesse curto período de tempo que chamamos de vida.

Referências para saber mais:
Artigos:
Livros:
  • Turing e o Computador em 90 minutos
  • Inteligência Artificial: Teórica e prática
Filmes e documentários:
  • O jogo da imitação



Este conteúdo é meramente informativo, e não aconselho seu uso como fonte de trabalhos acadêmicos ou científicos  para isso sempre procuro disponibilizar no final da página no campo "Fontes" ou "Referências" links para artigos científicos, sempre busque informações em mais de um lugar.

Texto por Carol Salvato

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário