Inicio     |     Sobre     |     GitHub     |     Games     |     Contato                        

quinta-feira, 1 de junho de 2017

O Teste de Turing (O Jogo da Imitação)


O jogo da imitação ou teste de Turing como é conhecido hoje, se trata de um método de avaliação para definição de uma inteligência artificial. O teste foi proposto por Alan Turing em seu artigo de 1950 "Computing Machinery and Intelligence" e funciona da seguinte maneira, em uma sala com um computador colocamos o avaliador ou interrogador (Pessoa A), ele se comunicará com um humano e uma inteligência artificial por meio de textos, e sem saber qual é qual e tentará diferenciar ambos e descobrir quem é humano e quem não é, na outra sala colocamos um computador com um humano (Pessoa B) que tentará convencer o avaliador que ele é o humano, e um computador com inteligência artificial (Pessoa C) que tentará enganar o avaliador e convence-lo que ele é o humano. Com isso, após o avaliador conversar com ambos e tirar suas conclusões de quem é quem, se ele errar e a máquina confundi-lo ou se ele simplesmente não conseguir diferenciar e acertar com uma margem de dúvida, significa que o computador é inteligente, ou é capaz de agir como um ser humano.



O conceito desse teste foi desenvolvido inicialmente para definir se uma máquina era inteligente ou capaz de raciocinar, hoje esses conceitos são um pouco mais complexos, e o teste de Turing se tornou uma forma de avaliar a habilidade de uma máquina de imitar um ser humano, pois é basicamente necessário isso para se passar no teste em questão.
Com o desenvolvimento das pesquisas e técnicas de IA e de computação cognitiva e genética, se tornou um tanto complexo avaliar a habilidade  de pensamento, raciocínio e inteligência de uma máquina ou software, uma vez que surgiram contextos biológicos e filosóficos tentando derrubar (ou auxiliar) esses conceitos, ainda assim os pesquisadores da área continuam suas pesquisas e estudos não só para o desenvolvimento e aplicação dessas inteligências, mas também para a criação de métodos válidos de avaliação da mesma.
Mesmo com todo desenvolvimento atual, muitos softwares ainda falham no teste, isso prova o quanto o desenvolvimento de uma IA funcional ainda pode ser complexo. Algumas das técnicas que podem ser utilizadas para o desenvolvimento desse tipo de IA são, as redes neurais artificiais (RNAs), o aprendizado de maquina, os algoritmos evolutivos (AEs) entre outros.

Referencias para saber mais:
  • Turing, A. M. (1950) "Computing Machinery and Intelligence." Mind, 59, 433-460.
  • Brooks, R. A. (1990) "Elephants Don't Play Chess." MIT Artificial Intelligence Laboratory, Cambridge, MA 02139, USA Robotics and Autonomous Systems 6, 3-15.
  • Turing e o Computador em 90 minutos
  • Inteligência Artificial: Teórica e prática
Livros recomendados:


Este conteúdo é meramente informativo, e não aconselho seu uso como fonte de trabalhos acadêmicos ou científicos  para isso sempre procuro disponibilizar no final da página no campo "Fontes" ou "Referências" links para artigos científicos, sempre busque informações em mais de um lugar.

Texto por Carol Salvato


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Um comentário:

  1. Uma das melhores historias que eu vi até agora! Eu amei ver o filme de O Jogo da Imitacao com Benedict. Adoro o estilo do ator principal, além de inteligente para escolher os projetos no que trabalha, faz pouco tempo que o vi no trailer de Brexit e acho que é extraordinário. Acho que é algo muito diferente aos que estávamos acostumados a ver. Parece que o Brexit vai ser um dos melhores trabalhos da sua filmografía. Recomendo! Parece um filme bom e muito interessante. É uma historia boa que nos mantêm presos no sofá. Eu já quero ver.

    ResponderExcluir