Inicio     |     Sobre     |     GitHub     |     Games     |     Contato                        

sábado, 2 de março de 2024

On State Of Art #1: Placar da Arena de Chatbots LMSYS: Uma Plataforma para Avaliação Crowdsourced de Modelos de Linguagem Grande (LLMs)

 

O campo dos Modelos de Linguagem Grande (LLMs) está em constante evolução, com novos modelos surgindo continuamente. Diante desse cenário dinâmico, surge a necessidade de métodos robustos para comparar suas capacidades e determinar quais se destacam em tarefas específicas. É nesse contexto que se insere o Placar da Arena de Chatbots LMSYS, uma plataforma inovadora hospedada na Hugging Face que utiliza avaliação humana crowdsourced para classificar LLMs.

quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Resumindo Recursividade para Game Devs


Recursão:

A recursão é um conceito em programação onde uma função chama a si mesma para resolver um problema. Pode ser comparado a uma tarefa que se divide em partes menores, cada uma resolvida de forma semelhante.

domingo, 16 de outubro de 2022

Dica: Configurações e Testes Antes de Abrir uma Live Stream

 


    Para quem me conhece, sabe que a pouco tempo, venho tendo como hobby fazer transmissões ao vivo(lives) na Twitch de desenvolvimento e jogando jogos digitais (dentre outras coisas que gosto de fazer). Um problema técnico com o qual me deparo constantemente é que a cada 30 dias, por questões de segurança, minha conta da Twitch é desconectada do meu OBS (software que uso para fazer as transmissões). O problema disso, é que por algum motivo, quando isso ocorre, muitas das configurações mais importantes para o bom funcionamento da live, se perdem, e então, como eu não possuo a melhor memória, preciso pesquisar e buscar guias para refazer a configuração corretamente. Isso normalmente após um período de frustração por conta do péssimo funcionamento do programa ao tentar fazer uma live. Por esse motivo resolvi não só guardar aqui, mas também como de costume, compartilhar com qualquer um que interesse, as configurações do meu OBS, junto dos testes que faço antes de abrir uma live, para tentar garantir a qualidade.

Lista de cursos online gratuitos para aperfeiçoar e aprender novas habilidades [2022]

 

    Como de costume, de tempos em tempos posto aqui no blog uma lista contendo alguns dos principais cursos online que tenho acesso e interesse. Meu objetivo é compartilhar com quem tiver os mesmos interesses uma lista organizada por área e plataforma de cursos de qualidade que fiz, estou fazendo ou tenho interesse. Espero que encontre algo de seu interesse nessa lista.

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Assets disponibilizados sobre domínio público: Desenvolvimento de protótipos e projetos sem preocupação


    No inicio do desenvolvimento de jogos e projetos, a prototipagem é um dos momentos mais importantes. Ao apresentar um prototipo para o público, investidores ou até em um processo seletivo, um jogo funcional bem feito pode ser um ponto chave para o sucesso. Todos sabem que o momento da prototipação não é para ser focado em beleza e visual, mas ao apresentar o prototipo, um visual bonito e interessante pode ser um divisor de águas.

      É claro que a fase de prototipagem está distante do desenvolvimento das artes e do polimento do jogo, por isso, ter acesso a assets no geral, de boa qualidade e gratuitos é de grande importancia. Se os assets estiverem sobre domínio público, pode ser melhor ainda. A licença CC0 (public domain) possibilita o uso sem restrições, e sem a necessidade de atribuição, além de facilitar e elimina quaisquer preocupações.

terça-feira, 15 de junho de 2021

Eventos e Competições de Sistemas Inteligentes e Jogos Digitais

     

    Uma das etapas mais importantes no desenvolvimento de pesquisas e projetos de sistemas no geral é conhecer bem a área e o que há de tecnologia, em outras palavras, conhecer o estado da arte e o que mais tem sido usado por outros desenvolvedores. Para isso pode ser interessante o conhecimento ou até a participação de eventos de pesquisa e competições na área. Hoje escrevo esse artigo com algumas dicas de eventos e competições na área de jogos e sistemas inteligentes aplicados a jogos, que podem ser interessantes para se acompanhar ou até participar.


segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Devlog #01: T-Rex Game - O Infinite Runner da Google




    T-Rex Game é um jogo de Infinite Runner disponível no navegador Google Chrome, o jogo ficou popular pois era disponibilizado a um usuário sempre que a internet caía, como uma forma de mantê-lo ativo no navegador até que pudesse voltar a seu uso. Atualmente o jogo já foi recriado e usado para a aplicação de IA. Hoje vamos criar uma versão nossa do jogo para a aplicação de testes e desafios para nossos sistemas inteligentes.
    


segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Drops Games & Inteligência Artificial #01: The Malmo Platform for Artificial Intelligence Experimentation

    


     Hoje venho com a primeira parte dessa nova série semanal do blog chamada “Drops Games & Inteligência Artificial”, onde vamos toda semana discutir de forma simples e resumida a leitura de um artigo científico da área de pesquisa dos jogos e da inteligência artificial. Para começarmos bem essa série, o artigo de hoje é “The Malmo Platform for Artificial Intelligence Experimentation”, vamos falar um pouco sobre esse ambiente criado sobre o jogo Minecraft, que vem com tudo auxiliando e desafiando o desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA).


sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Um Ambiente de Simulação para Aplicação de Algoritmos Evolutivo em Robôs

 


    Encontrei esse trabalho realizado por mim durante a minha graduação, e resolvi compartilhá-lo aqui para relembrar meus primeiros passos nesse longo caminho da pesquisa e desenvolvimento no campo dos sistemas inteligentes.

Resumo

    O presente artigo apresenta o desenvolvimento de um simulador de navegação autônoma de robôs, que utiliza algoritmos evolutivos como treinamento. O trabalho apresenta os temas de computação natural, algoritmos evolutivos e navegação autônoma, aplicados no treinamento de navegação nos robôs simulados, eliminando a necessidade de um robô físico. Ao final, após os testes, são apresentados gráficos que comprovam o funcionamento do software e do algoritmo proposto. Levando em conta que os recursos obtidos com o projeto, venham a ser usados nas mais diversas áreas além da robótica autônoma, como no desenvolvimento de jogos com agentes mais inteligentes.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Construindo uma IA para Jogos: A Base



    O campo de inteligência artificial (IA) para jogos pode abordar os mais diversos assuntos e subcampos de sistemas inteligentes. Desde os clássicos sistemas muito usados em jogos como árvores de decisão e máquinas de estados, até sistemas mais complexos como redes neurais, algoritmos genéticos e arquiteturas cognitivas. Porém todos esses sistemas, com as mais diversas estruturas e complexidade tem algo em comum quando aplicados a jogos. A estrutura de comunicação entre o jogo e a IA é a mesma.