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terça-feira, 11 de agosto de 2015

[Desenvolvimento de Jogos] Softwares e Engines

Uma das questões de quem está iniciando nesse campo que é o desenvolvimento de jogos, é qual engine ou quais softwares usar?
Uma engine é um software ou um pacote que une funcionalidades e objetos uteis para facilitar e agilizar a criação de jogos.
Indo direto ao que interessa, separei as melhores, mais recentes e mais conhecidas engines para criação de jogos, a maioria possui uma versão gratuita ou não é muito caro, principalmente se você possui uma empresa pequena de desenvolvimento ou se desenvolve sozinho mas já está fazendo isso a um tempo e pode investir nisso.

Blender


Blender além de possuir um motor para jogos, é uma excelente ferramenta de modelagem 3D, onde além de jogos você pode criar animações, ela é gratuita e é escrita em pythom, linguagem que também pode ser usada para a criação dos jogos.

Unity 3D


Uma das mais usadas atualmente, é uma ferramenta completa, possui uma versão gratuita porem limitada, mas que ainda é bem completa para quem está iniciando, e sua versão Pro pode ser conseguida adquirindo uma licença ou contratando um plano mensal, possui ferramentas que ajudam nas mais diversas áreas de desenvolvimento, como modelagem, animação, texturização, áudio etc., cria jogos para diversas plataformas e possui um numero grande de tutoriais, guias e até mesmo projetos de exemplo que podem ser usados para estudo, suportando a criação de jogos 2D e 3D.

Unreal Engine ou UDK


Outra ferramenta completa e que está a um bom tempo no mercado é a Unreal, antes conhecida como Unreal Development Kit (UDK).

CryEngine





Usada para criar jogos de sucesso como Far Cry, Aion, Crysis entre outros, é uma ferramenta completa que proporciona resultados profissionais.

Stingray



Essa é uma ferramenta nova, da Autodesk que promete vir com tudo para competir com as grandes do mercado, vale a pena dar uma conferida.

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