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sábado, 28 de maio de 2016

[Dica] Desenvolvendo jogos com o ALGC


O blog ALGC foi criado com o intuito de guardar informações de interesse e de estudo da autora, de modo que essas informações fossem compartilhadas com pessoas com interesses em comum. Mesmo o blog possuindo posts relacionados a computação e programação em geral, seu maior foco é o desenvolvimento de jogos, e pesquisas relacionadas a computação natural, cognição e  inteligencia artificial também aplicados a jogos eletrônicos. Com esse intuito alem de reunir links externos que ajudem nas pesquisas e no aprendizado, são criados projetos, artigos e tutoriais que aumentem o material disponível. Esse post tem como objetivo resumir o que estaremos estudando relacionado ao foco do blog, e o que é necessário saber, para ter um maior aproveitamento desse estudo.

Primeiramente gostaria de avisar que os tutoriais criados são baseados e criados com ajuda dos links presentes na referência.

Quais programas usaremos?
Para modelagem, animação e criação de alguns jogos, o blender um software gratuito que pode ser baixado nesse link, disponível para windows, linux e outros.
Unity para desenvolvimento de alguns jogos, o unity possui uma versão gratuita que atualmente está disponível apenas para windows e pode ser baixada nesse link.
jMonkey, uma game engine para programadores java, gratuita e disponível para windows e linux, a mesma pode ser baixada nesse link.
Também criaremos tutoriais dos softwares Construct 2, Phaser e Make Human.

Quais linguagens de programação?
O foco estará em C# e Java, mas poderemos estar usando um pouco de Javascript e Python.

Que tipo de jogos estaremos criando?
Antes de aplicarmos alguns dos algoritmos nos jogos estaremos criando simulações para o teste dos mesmos, mas o tipo de jogos que estaremos estudando e criando são os mais variados, desde RPG, FPS, plataforma, nave, corrida, até jogos sérios para educação, treinamento e propagandas.

Por que usar técnicas de computação natural, cognição e inteligencia artificial em jogos?
As técnicas podem ser usadas com diversos objetivos, como tornar o jogo mais realista, mais natural e/ou mais diversificado, auxiliar no desenvolvimento dos jogos utilizando algoritmos que gerem ambientes, e algoritmos que deixem os inimigos mais inteligentes.

O que eu preciso saber para acompanhar as pesquisas e tutoriais?
Primeiramente, todos sabem que o desenvolvimento de um jogo é algo que envolve conhecimentos das mais variadas áreas, incluindo o que aprendemos no ensino fundamental e médio, mas fora isso é importante possuir conhecimento em lógica de programação e um conhecimento básico nas linguagens C# e Java. Procure brincar um pouco com os softwares que estaremos usando, para se familiarizar. E quanto aos conceitos aplicados, é interessante dar uma pesquisada sobre os assuntos alem de ler o que estarei postando no blog.

Não tenho experiencia, onde aprender? Como dar o passo inicial? 

1 - Logica de programação [Link 1] [Link 2] [Link 3]

2 - Java [Link 1] [Link 2] [Link 3]

3 - C# [Link 1] [Link 2] [Link 3]

Mais sobre programação, computação e desenvolvimento de jogos:

Programação e desenvolvimento de jogos para crianças e adolescentes e adultos iniciantes.

Sites, vídeos e aplicações para aprender a programar de graça.

Primeiros passos do desenvolvedor de jogos.

Lista GameDev.

Como estudar em casa por conta própria de graça (Computação).

Cursos online grátis e com certificados para completar as horas complementares.

Aproveitem o conteúdo e bons estudos!!!

Referências:
https://unity3d.com/pt/learn
http://www.blender.com.br/
https://www.blender.org/manual/
http://algamecode.blogspot.com.br/p/lista-desenvolvimento-de-jogos.html
http://desenvolvimentodejogos.wikidot.com/tutoriais-jmonkeyengine#toc40
https://bitbucket.org/duodecimo/jmonkeyengine-3.0-primeiros-passos/wiki/Home
http://davidb.github.io/sandbox_wiki_jme/jme3.html
http://jmonkeyengine.org/
https://hub.jmonkeyengine.org/
https://github.com/jMonkeyEngine/jmonkeyengine
http://davidb.github.io/sandbox_wiki_jme/tutorials/math/assets/fallback/index.html
http://davidb.github.io/sandbox_wiki_jme/tutorials/scenegraph/assets/fallback/index.html
https://hub.jmonkeyengine.org/t/alpha-transparency-sorting-your-z-buffer-and-you/33709
http://www.java-gaming.org/
http://www.indiedb.com/engines/jmonkeyengine/tutorials
http://www.indiedb.com/engines/jmonkeyengine/games

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