Inicio     |     Sobre     |     GitHub     |     Games     |     Contato                        

terça-feira, 15 de junho de 2021

Eventos e Competições de Sistemas Inteligentes e Jogos Digitais

     

    Uma das etapas mais importantes no desenvolvimento de pesquisas e projetos de sistemas no geral é conhecer bem a área e o que há de tecnologia, em outras palavras, conhecer o estado da arte e o que mais tem sido usado por outros desenvolvedores. Para isso pode ser interessante o conhecimento ou até a participação de eventos de pesquisa e competições na área. Hoje escrevo esse artigo com algumas dicas de eventos e competições na área de jogos e sistemas inteligentes aplicados a jogos, que podem ser interessantes para se acompanhar ou até participar.


    A vitória dos sistemas inteligentes contra humanos em jogos vem criando muitos marcos históricos para o campo da inteligência artificial. Desde Garry Kasparov contra o DeepBlue (IBM) em 1994, até Lee  Sedol contra AlphaGo (DeepMind) em 2016 a Inteligência Artificial (IA) vem vencendo humanos em jogos de tabuleiro. Mais recentemente, novas vitórias trouxeram marcos para a história da IA, tendo já conquistado games como Starcraft e Dota 2, o campo de estudo não para de crescer e conquistar novos marcos. 

Read this in English.


    É fato que a inteligência artificial vem evoluindo a cada ano, e como vimos os jogos digitais se mostraram excelentes ambientes para a aplicação e treinamento desses sistemas. Isso acontece por conta do custo e facilidade de aplicação relativamente baixos. 

    Outro fato é o recente crescimento exorbitante do mercado de jogos digitais, e o avanço dos hardwares que permitem o desenvolvimento de jogos cada vez mais belos, realistas e complexos. A própria Nvidia, fabricante de placas de vídeo (GPU) tem focado esforços em desenvolver hardware focado em aplicações de inteligência artificial. Isso é importante pois, algoritmos de sistemas inteligentes mais avançados e complexos consomem muito processamento de máquina, e isso é um fator que pode atrapalhar a aplicação desses algoritmos em diversos tipos de sistemas, incluindo os jogos. Para o desenvolvimento de um jogo comercial, uma boa otimização para que o jogo execute em computadores mais fracos é muito importante, pois aumenta significativamente o publico do jogo.



    Por fim, com todos os avanços e ganhos dessas áreas, podemos imaginar um futuro próximo com sistemas inteligentes mais complexos aplicados a jogos comerciais de diversas formas, seja na parte de analise ou de controle de agentes, NPC (Non-Player Character) e inimigos dentro do jogo, tornando assim os jogos mais realistas e muito mais desafiadores.

    Esses são só alguns dos motivos pelo qual é, além de divertido, importante trabalharmos em pesquisa e desenvolvimento nessa área que liga os jogos digitais aos sistemas inteligentes. Primeiro, vamos apresentar alguns congressos e eventos científicos:



    Começamos com o IEEE CoG (IEEE Conference on Games), um excelente evento para pesquisas e trabalhos relacionados a games no geral, mas com muita abertura para trabalhos no campo de inteligência artificial aplicada a jogos. O evento tem uma seção com diversas competições de Sistemas Inteligentes jogando diversos jogos, que vão desde Snake e Space Invaders, até Dota 2 e Starcraft. É um evento anual muito legal tanto para participar como também para acompanhar [1].

    Outro congresso interessante para quem é da área, é o AAAI Conference on Artificial Intelligence and Interactive Digital Entertainment (AIIDE), que além do clássico espaço para apresentações e publicações também organiza uma competição de Starcraft entre Sistemas Inteligentes [2].

    O SBGames é outro congresso que não pode deixar de ser citado. Além de ser um congresso anual brasileiro, é direcionado a quaisquer pesquisas e projetos de jogos digitais, indo desde jogos sérios até pesquisas de mercado ou técnicas especificas de desenvolvimento, e.g. inteligência artificial [3].

    Através do AICrowd é possível participar do MineRL Competition, competições onde Sistemas Inteligentes aprendem a jogar Minecraft e executar diversas tarefas no jogo através do Project Malmo e do MineRL [4, 5].

    O Student StarCraft AI Tournament (SSCAIT) é outra competição super legal que está sempre acontecendo. Aqui estudantes e não estudantes podem submeter seus sistemas inteligentes para competir jogando Starcraft. As competições podem ser vistas ao vivo através da Twitch [6].

    O Diambra Dueling AI Arena promove competições de sistemas inteligentes jogando uns contra os outros jogos de luta. Também é possível acompanhar as competições através da Twitch [7].

    Além dos eventos, pode ser interessante conhecer, acompanhar ou até mesmo tentar publicar em revistas direcionadas a essas áreas de pesquisa. Alguns exemplos que posso citar são; 

    Deixo também como dica bônus, uma Game Jam diferenciada realizada pelo canal AI and Games, cujo objetivo é além de desenvolver um jogos também desenvolver um sistema inteligente utilizando das técnicas existente de inteligência artificial. Um evento bem divertido para se acompanhar e participar, chamado AI and Games Jam [8, 9].

    Esqueci algum link importante de congresso, evento, competição ou revista? Tem dúvidas ou sugestões? Deixe nos comentários!

Referencias:

[1] IEEE Conference on Games <https://ieee-cog.org/>

[2] AAAI Conference on Artificial Intelligence and Interactive Digital Entertainment <https://sites.google.com/view/aiide2021>

[3] SBGames <https://www.sbgames.org/>

[4] MineRL Competition <https://minerl.io/competition/>

[5] Project Malmo API <https://github.com/microsoft/malmo>

[6] Student StarCraft AI Tournament <https://sscaitournament.com/>

[7] Diambra Dueling AI Arena <https://diambra.artificialtwin.com/>

[8] Canal AI and Games <https://www.youtube.com/channel/UCov_51F0betb6hJ6Gumxg3Q>

[9] AI and Games Jam 2021 <https://itch.io/jam/aiandgames-2021>

Outros Links relacionados:

  

Creative Commons License

Nenhum comentário:

Postar um comentário