Uma das etapas mais importantes no desenvolvimento de pesquisas e projetos de sistemas no geral é conhecer bem a área e o que há de tecnologia, em outras palavras, conhecer o estado da arte e o que mais tem sido usado por outros desenvolvedores. Para isso pode ser interessante o conhecimento ou até a participação de eventos de pesquisa e competições na área. Hoje escrevo esse artigo com algumas dicas de eventos e competições na área de jogos e sistemas inteligentes aplicados a jogos, que podem ser interessantes para se acompanhar ou até participar.
A vitória dos sistemas inteligentes contra humanos em jogos vem criando muitos marcos históricos para o campo da inteligência artificial. Desde Garry Kasparov contra o DeepBlue (IBM) em 1994, até Lee Sedol contra AlphaGo (DeepMind) em 2016 a Inteligência Artificial (IA) vem vencendo humanos em jogos de tabuleiro. Mais recentemente, novas vitórias trouxeram marcos para a história da IA, tendo já conquistado games como Starcraft e Dota 2, o campo de estudo não para de crescer e conquistar novos marcos.
É fato que a inteligência artificial vem evoluindo a cada ano, e como vimos os jogos digitais se mostraram excelentes ambientes para a aplicação e treinamento desses sistemas. Isso acontece por conta do custo e facilidade de aplicação relativamente baixos.
Outro fato é o recente crescimento exorbitante do mercado de jogos digitais, e o avanço dos hardwares que permitem o desenvolvimento de jogos cada vez mais belos, realistas e complexos. A própria Nvidia, fabricante de placas de vídeo (GPU) tem focado esforços em desenvolver hardware focado em aplicações de inteligência artificial. Isso é importante pois, algoritmos de sistemas inteligentes mais avançados e complexos consomem muito processamento de máquina, e isso é um fator que pode atrapalhar a aplicação desses algoritmos em diversos tipos de sistemas, incluindo os jogos. Para o desenvolvimento de um jogo comercial, uma boa otimização para que o jogo execute em computadores mais fracos é muito importante, pois aumenta significativamente o publico do jogo.
Esses são só alguns dos motivos pelo qual é, além de divertido, importante trabalharmos em pesquisa e desenvolvimento nessa área que liga os jogos digitais aos sistemas inteligentes. Primeiro, vamos apresentar alguns congressos e eventos científicos:
Começamos com o IEEE CoG (IEEE Conference on Games), um excelente evento para pesquisas e trabalhos relacionados a games no geral, mas com muita abertura para trabalhos no campo de inteligência artificial aplicada a jogos. O evento tem uma seção com diversas competições de Sistemas Inteligentes jogando diversos jogos, que vão desde Snake e Space Invaders, até Dota 2 e Starcraft. É um evento anual muito legal tanto para participar como também para acompanhar [1].
Outro congresso interessante para quem é da área, é o AAAI Conference on Artificial Intelligence and Interactive Digital Entertainment (AIIDE), que além do clássico espaço para apresentações e publicações também organiza uma competição de Starcraft entre Sistemas Inteligentes [2].
O SBGames é outro congresso que não pode deixar de ser citado. Além de ser um congresso anual brasileiro, é direcionado a quaisquer pesquisas e projetos de jogos digitais, indo desde jogos sérios até pesquisas de mercado ou técnicas especificas de desenvolvimento, e.g. inteligência artificial [3].
Através do AICrowd é possível participar do MineRL Competition, competições onde Sistemas Inteligentes aprendem a jogar Minecraft e executar diversas tarefas no jogo através do Project Malmo e do MineRL [4, 5].
O Student StarCraft AI Tournament (SSCAIT) é outra competição super legal que está sempre acontecendo. Aqui estudantes e não estudantes podem submeter seus sistemas inteligentes para competir jogando Starcraft. As competições podem ser vistas ao vivo através da Twitch [6].
O Diambra Dueling AI Arena promove competições de sistemas inteligentes jogando uns contra os outros jogos de luta. Também é possível acompanhar as competições através da Twitch [7].
Além dos eventos, pode ser interessante conhecer, acompanhar ou até mesmo tentar publicar em revistas direcionadas a essas áreas de pesquisa. Alguns exemplos que posso citar são;
- Entertainment Computing - Elsevier
- IEEE Transactions on Games
- JOURNAL ON INTERACTIVE SYSTEMS
- The Computer Games Journal
- International Journal of Serious Games
- International Journal of Computer Games Technology
Deixo também como dica bônus, uma Game Jam diferenciada realizada pelo canal AI and Games, cujo objetivo é além de desenvolver um jogos também desenvolver um sistema inteligente utilizando das técnicas existente de inteligência artificial. Um evento bem divertido para se acompanhar e participar, chamado AI and Games Jam [8, 9].
Esqueci algum link importante de congresso, evento, competição ou revista? Tem dúvidas ou sugestões? Deixe nos comentários!
Referencias:
[1] IEEE Conference on Games <https://ieee-cog.org/>
[2] AAAI Conference on Artificial Intelligence and Interactive Digital Entertainment <https://sites.google.com/view/aiide2021>
[3] SBGames <https://www.sbgames.org/>
[4] MineRL Competition <https://minerl.io/competition/>
[5] Project Malmo API <https://github.com/microsoft/malmo>
[6] Student StarCraft AI Tournament <https://sscaitournament.com/>
[7] Diambra Dueling AI Arena <https://diambra.artificialtwin.com/>
[8] Canal AI and Games <https://www.youtube.com/channel/UCov_51F0betb6hJ6Gumxg3Q>
[9] AI and Games Jam 2021 <https://itch.io/jam/aiandgames-2021>
Outros Links relacionados:
- <https://unity.com/pt/products/machine-learning-agents>
- <https://www.aigaming.com/>
- <https://aingames.cn/>
- <https://www.reddit.com/r/gameai/>
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