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sexta-feira, 4 de setembro de 2015

[DICA] Primeiros passos do desenvolvedor de jogos



   Esse artigo é direcionado para aqueles que como eu procurava dicas para dar os primeiros passos no desenvolvimento de jogos, mas tudo o que encontra são artigos dizendo para não abraçar o mundo, escolher uma área e ser persistente, essas dicas são muito validas, mas não era bem o que eu queria, por isso estarei deixando abaixo um pequeno resumo sobre a criação de jogos, suas áreas, e o mais importante links com sites e vídeo aulas para por a mão na massa.




   Primeiramente é importante deixar claro que esse meio não é simples e fácil,  o numero de desenvolvedores e empresas vem crescendo e as tecnologias estão em constante desenvolvimento e mudança, com isso é necessário um constante empenho e estudo para não ficar para trás.

   Enquanto as oportunidades, ainda são maiores fora do Brasil, mas não quer dizer que isto não esteja mudando, o mercado brasileiro de jogos está crescendo, abrindo portas para grandes empresas, pequenas empresas e até desenvolvedores indie. Um estudo do atual mercado é essencial para adentrar no mercado os links abaixo são artigos sobre o mercado de jogos, e podem ser leituras importantes.
   Outro assunto interessante para quem quer adentrar nesse mundo é o inicio de tudo, saber a história dos games pode ser importante na maioria das vezes:
   Para quem deseja se especificar em uma unica área é importante saber que algumas empresas apenas separam seus profissionais como artista, programador, etc., enquanto outras (principalmente empresas grandes) são mais "detalhista" utilizando separações do tipo roteirista, programador de inteligencia artificial, programador de personagem principal, artista de cenários (level designer), modelador, animador, texturizador etc.

   Vai de cada um escolher a área e o quanto deseja se especificar, é legal conhecer um pouco das outras áreas, mas não é aconselhado querer se especificar em tudo, se deseja criar jogos por conta, como um desenvolvedor indie, deve saber que é impossível saber tudo, e o mais importante para esses é saber programar muito bem. 

De modo resumido, os profissionais envolvidos na criação de um jogo podem ser:


Game designer - o cara da ideia, não só tem a ideia, mas cria todo planejamento, do desenvolvimento até o preço e divulgação, deve ter um conhecimento minimo de todas as áreas, e acompanha o desenvolvimento do inicio ao fim.


Roteirista - transforma a ideia do game em algo formal, um história completa, com inicio fim e detalhes, crias as fases, falas e tudo o que deverá acontecer.


Artista - faz os desenhos (model shets) e muitas vezes trabalha com pixel art no caso de jogos 2D.


Artista 3D - cria modelos 3D, muitas vezes ele mesmo texturiza e anima seus modelos.


Sonoplasta - cuida dos áudios, efeitos, musicas, e trilhas sonoras dos jogos.


Programador - da vida aos jogos e faz tudo funcionar, programa as fases, os inimigos, o personagem principal etc.


   Esses são apenas os profissionais principais, podem existir muitos outros, enquanto a quem quer desenvolver jogos por conta própria, deve estudar um pouco de cada uma dessas áreas e como foi dito anteriormente, se focar em programação.

 Quem deseja criar seus jogos sozinho, é interessante conhecer as etapas de desenvolvimento de um jogo, e algumas técnicas de desenvolvimento de software. O scrum é uma metodologia de desenvolvimento ágil muito utilizada por empreses desenvolvedoras de software e de jogos eletrônicos, confira nos links abaixo um pouco sobre o método ágil scrum.

Passos para o desenvolvimento de jogos:

1. A ideia
   Boas ideias para um jogo surgem o tempo todo, no banho, na sala de aula, no trabalho, enquanto assistimos a um filme, por isso é interessante carregar sempre um bloquinho de notas ou um caderninho consigo, e sempre que algo surgir, anote, por mais bobo e sem sentido que pareça, isso pode ser o caminho para um ideia melhor, se for algo difícil de escrever, desenhe, e no final do dia, pegue todas as ideias releia, reveja e as organize.

2. O roteiro
   Ter um roteiro a seguir por mais trabalhoso que seja, é importante para que não se perca no meio do caminho, muitos projetos não são finalizados pela falta de um roteiro e de metas a serem cumpridas. Clicando aqui você pode baixar um software gratuito e muito bom para a escrita de roteiros, facilita e agiliza o trabalho.

3. Se organize
 Separe um tempo todos os dias por menor que seja, trabalhar diariamente é essencial para se obter resultados, tenha um controle e metas a serem cumpridas, faça uma lista do que deve ser feito e liste os itens prontos, utilize a metodologia ágil SCRUM, e crie um data base com todos os desenhos, modelos códigos, tudo que irá compor seu jogo.

4. Desenhe
   Se seu jogo será 2D, procure estudar desenho e pixel art, se seu jogo será 3D, estude técnicas para desenhar model shet, que são os desenhos dos modelos que irá construir em vários ângulos, esses desenhos podem ser usados posteriormente para criar os modelos por cima dos mesmos, desenhe os personagens, inimigos, animais, monstros, roupas, armas, objetos, casas, arvores, ambientes etc., os desenhos podem ser feitos a mão, ou utilizando programas de computador como photoshop, fireworks, gimp, inkscape, paint entre outros, vai de cada desenhista.

5. 3D
   Para jogos em 3D, é hora de modelar, criar todos os modelos, texturizar e animar os que precisarem, algumas excelentes ferramentas gratuitas para isso são Blender 3D, Make Humam e outras que podem ser vista mais abaixo na sessão de ferramentas. Modele, texturize e anime os modelos que precisarão de animação.

6. Level designer
   Agora monte as fases e cenários do seu game, isso pode dar um certo trabalho por isso existem métricas em estudo como geração procedural ou até mesmo o uso da vida artificial para gerar cenários realistas, estaremos fazendo estudos de ambas aqui no blog.

7. UI (User Interface)
   É importante fazer um bom estudo sobre UI, planejar muito bem para que não falte informação na UI, porém cuidado para não poluir demais.

8. Player
   Hora de focar no personagem principal, trabalhe com sua física, seus códigos de controle, comando, movimento, suas animações, efeitos, deixe o personagem principal pronto nessa etapa.

9. Programe tudo
   De vida ao jogo, programe tudo o que deve ser programado, inimigos, fases, movimentos, atalhos etc., é importante ter muita paciência, a programação tende a erro, não desista, mas tão não seja exageradamente persistente, tire um tempo para descansar, é quando as soluções costumam surgir como mágica, e se não surgir, procure outro meio de fazer. 

10. Áudio
   Crie, insira e programe os áudios e efeitos sonoros do jogo.

11. Testes
   Essa é uma etapa muito importante, realize testes exaustivamente, teste varias vezes, chame amigos e a família para testar também, os erros existem e encontra-los e corrigi-los nessa etapa é importante para que não sejam encontrados pelos usuários depois. É importante realizar pequenos testes durante todo desenvolvimento, pois quanto mais próximo do final mais difícil é de se corrigir erros, por isso quanto menos problemas forem deixados para trás, melhor.

12. Demo
   Disponibilize gratuitamente uma versão demo, espalhe, anuncie, e peça feedbacks, leve em consideração todos as dicas e criticas, mude e arrume o que for importante.O demo é importante não só para ajudar a melhorar o game, mas ajuda na divulgação do mesmo e do seu trabalho.

13. Planejamento de venda e anuncio 
   Na reta final vem todo planejamento do valor do jogo, onde e como será distribuído e vendido, e como será feita a divulgação, uma boa divulgação é tudo, existem métodos de divulgação gratuita, mas nada substitui uma divulgação paga, por isso ter um investimento nessa parte é importante.


    Atualmente existem os motores de jogos, que facilitam e agilizam a criação dos mesmos, veja uma listas desses softwares clicando aqui, vale lembrar que os tutoriais desse blog irão sempre utilizar as ferramentas Blender, Unity 3D e Make Humam.
   Aqui no blog também temos um guia com diversos links para se aprender a programar nas mais variadas linguagens, clique aqui para acessar.

Canais e sites para aprender:

1. Sites com tutoriais de blender 3D:
2. Sites com tutoriais de Unity 3D:
3. Canais com vídeo aulas:

   Não tente vender um jogo que você não compraria, não use objetos, códigos e coisas baixadas se for vender o jogo, faça tudo você mesmo ou compre, mas cuidado com os direitos autorais, não espere criar seu primeiro jogo e já vender milhões de cópias, o caminho para o reconhecimento pode ser longo ou não se você estiver inovando e ter muita sorte, uma dica para se destacar é criar o diferente, utilizar métodos diferentes, existem estudos de métodos que melhoram e facilitam o desenvolvimento de jogos, métodos como geração procedural, inteligência artificial, vida artificial entre outros, procure sempre mudar, estudar e melhorar.

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