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quarta-feira, 11 de maio de 2016

[Guia] jMonkey Básico 01: Criando um projeto e criando um cubo 3D


Nesse tutorial estarei mostrando como iniciar um projeto no jMonkey e como criar um cubo 3D em seu ambiente. A interface do jMonkey é muito parecida com o netbeans, por isso é aconselhado ter uma experiencia com programação em java e a ide netbeans.




1. Clique Arquivo → Novo Projeto.

2. Uma nova janela se abrirá, em Categorias selecione JME3 e em Projetos, Basic Game, clique em Próximo.

3. Em seguida em Project Name de um nome para seu projeto, e em Project Location defina o local onde seu projeto será salvo e clique em Finalizar.

4. Crie um pacote dentro de seu projeto e dentro do pacote crie uma nova classe java.

5. Faça as seguintes importações:

import com.jme3.app.SimpleApplication;
import com.jme3.material.Material;
import com.jme3.math.ColorRGBA;
import com.jme3.math.Vector3f;
import com.jme3.renderer.RenderManager;
import com.jme3.scene.Geometry;
import com.jme3.scene.shape.Box;
import java.util.Random;

6. Na iniciação da classe adicione o extends SimpleApplication.

public class mapa extends SimpleApplication {

7. Em seguida crie o método principal com a chamada e iniciação da aplicação:

public static void main(String[] args) {
        mapa app = new mapa();
        app.start();
    }

8. Agora é preciso inicializar a cena, para isso crie o método simpleInitApp:

@Override
    public void simpleInitApp() {

    }

9. Tudo o que estiver dentro do método simpleInitApp será iniciado junto com a cena, com isso vamos criar um cubo, dentro do método simpleInitApp utilize os códigos a baixo para criar um cubo:

public void simpleInitApp() {
        Box b = new Box(1, 1, 1);//cria uma forma de cubo tamanho 1x1x1
        Geometry geom = new Geometry("Box", b);//cria a geometria do cubo
        Material mat = new Material(assetManager,
          "Common/MatDefs/Misc/Unshaded.j3md");//cria um material simples
        mat.setColor("Color", ColorRGBA.Blue);//define a cor azul para o material
        geom.setMaterial(mat);//aplica o material na geometria do cubo
        rootNode.attachChild(geom);//faz o cubo aparecer na cena
    }

10. Salve o código, clique com o botão direito do mouse sobre a classe, selecione Executar Arquivo e observe o resultado (use ESC para fechar a aplicação):



Referencia
https://wiki.jmonkeyengine.org/doku.php/jme3#tutorials_for_beginners

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