Nesse guia estaremos descrevendo a etapa do planejamento do game design, tudo o que deve conter e como deve ser descrita.
3. Game design
3.1 História: Aqui você deve contar a história do seu jogo, de maneira resumida e sem muitos "spoilers", faça um texto como se fosse publica-lo na pagina do jogo ou usa-lo para divulgação, deve ser direto, bem explicativo, claro e não muito grande.
3.2 Roteiro: O roteiro é a detalhação do seu jogo, a história em mais detalhes, aqui você irá descrever o que acontecerá do inicio ao fim de seu jogo, todo o percurso do jogador aos mínimos detalhes.
3.3 Mecânica do jogo
3.3.1 Descrição do game play: Aqui você deverá descrever como o jogo funciona, como é o game play para o jogador, o que o personagem pode ou não fazer, as iterações etc.
3.3.2 Fluxo do jogo: Como funciona a evolução do personagem, da historia do jogo, e do jogador, quais os possíveis caminhos que o jogo pode seguir?
3.3.3 Personagens: Um descrição do ou dos personagens do seu jogo, dos vilões e heróis.
3.3.4 Elementos do game play: Elementos com os quais pode haver iteração, elementos do jogo, armadilhas, utilizáveis, etc.
3.3.5 Controles e comandos: Aqui você deve listar todos os comandos disponíveis no jogo, desde os mais básicos até os mais avançados, sejam comandos que utilizam teclas, o mouse ou até texto.
3.4 Requisitos funcionais e não funcionais: Essa parte pode ser um pouco complexa, vale a pena dar uma estudada sobre requisitos funcionais e não funcionais de um software, normalmente quem já fez um curso superior na área de computação já sabe como fazer essa parte, segue um exemplo simples:
RF1: O jogador deve se logar para acessar o jogo.
RF2: O personagem deve ser controlado pelas setas do teclado.
RF3: A cada partida o ranking deve ser atualizado.
3.5 Outros diagramas (ex: Casos de uso descritivo e diagrama, fluxograma, classe, interação, transição de estados, etc.): Essa parte, assim como a anterior exigirá um estudo sobre os diagramas existentes, para que possa ser feita a escolha dos diagramas que melhor se encaixam no planejamento do seu jogo, uma opção é contratar ou pedir ajuda á um analista de sistemas ou um engenheiro de software, caso prefira estudar e aprender, procure pelo termo "Diagramas UML" ou acesse um dos links a seguir: Link1 e Link2.
3.6 Inteligencia artificial (caso tenha): Essa parte pode ser usada para descrever algoritmos de inteligencia artificial, vida artificial, algoritmos evolutivos, redes neurais, cognição etc.
3.7 Persistência (Banco ou armazenamento de dados caso tenha): Descrever de preferência com um digrama como será o banco de dados caso possua, ou se for usar outro tipo de persistência de dados, descreva qual e que dados irá armazenar.
3.8 Modo online ou cooperação (caso tenha): Descreva como funcionará.
3.9 Interface do usuário (UI) e telas (dar preferencia a imagens): Use de preferencia uma imagem para ilustrar e descrever como será a interface do usuário, todos os botões, textos, números e imagens estão na tela por algum motivo, é importante saber montar uma boa interface para que o jogo não fique confuso ou muito poluído.
Referências:
http://www.devmedia.com.br/desenvolvimento-de-jogos-como-documentar-seu-codigo/29565
http://pt.slideshare.net/marcelinhoscf/exemplo-de-gdd
http://pt.slideshare.net/VictorQuiroz1/vgp-modelode-documentodegamedesign
http://www.etelg.com.br/paginaete/downloads/informatica/apostila_uml.pdf
http://pt.slideshare.net/rodrigocasca/uml-criando-diagramas-eficientes
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