Essa é a ultima parte do tutorial, onde para encerrar mostraremos como organizar a parte artística do jogo.
4. Arte
4.1 Lista de modelos 3D (Caso seja 3D): Caso seu jogo seja 3D, é importante possuir uma lista de modelos e cenários 3D, essa lista servirá para um controle e para o desenvolvimento, caso seu jogo seja 2D, ainda assim é importante ter uma lista de sprites ou vetores.
4.2 Som e efeitos: Os sons e efeitos em um jogo pode ser algo muito importante, por isso é preciso haver um controle dos efeitos, sons e musicas utilizados e onde cada um é usado e como é ativado, pode ser interessante criar uma lista com todos os áudios e em seguida uma tabela que ilustre como cada áudio é ativado.
Como dito inicialmente, esse erá um guia simples, e resumido de como criar um documento para seu projeto de jogo, a documentação é extremamente importante pois ajuda na organização e melhor entendimento do que foi e está sendo feito. É importante trabalhar com versões durante o desenvolvimento, versões de códigos e de executáveis gerados, e guarde todas as versões. Ao final do desenvolvimento uma cópia dos códigos pode ser anexada na documentação.
Espero que tenham gostado e que esse pequeno guia seja útil, deixe sua opinião, dica ou critica nos comentários.
Referências:
http://www.devmedia.com.br/desenvolvimento-de-jogos-como-documentar-seu-codigo/29565
http://pt.slideshare.net/marcelinhoscf/exemplo-de-gdd
http://pt.slideshare.net/VictorQuiroz1/vgp-modelode-documentodegamedesign
Nenhum comentário:
Postar um comentário