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quinta-feira, 8 de setembro de 2016

[Dica] Iniciando carreira em desenvolvimento de jogos


Este artigo tem como objetivo auxiliar quem está iniciando nesse mundo de desenvolvimento de jogos, a entender melhor como tudo funciona e se direcionar escolhendo um caminho a seguir e como começar seus estudos e treinos para aprender e melhorar suas habilidades como desenvolvedor de jogos, bons estudos a todos.



1. Conhecendo o mercado
2. Como funciona o desenvolvimento de um jogo
3. Tipo de profissional (Programador, Artista, Animador, Design)
4. Tipos de trabalhos (Freelance, Indie, Outros)
5. Lista de empresas
6. Ferramentas atuais no mercado para começar a estudar



1. Conhecendo o mercado

O mercado de jogos atual tem crescido muito e só tende a crescer mais, até mesmo no Brasil onde a pirataria é forte, o mercado vem ganhando cada vez mais força, tanto que os jogos vem adentrando áreas mais sérias como saúde, ciência, educação e publicidade. Para quem deseja estar entrando nessa área é de extrema importância conhecer o mercado e todas os tipos de jogos existentes, e para isso é importante além de jogar jogos atuais, ler, procurar boas leituras sobre o mercado de jogos, e quais as expectativas para os próximos anos, essas leituras podem ser iniciadas com os links a baixo:



2. Como funciona o desenvolvimento de um jogo

Para quem está familiarizado com as fazes do desenvolvimento de softwares, já conhece boa parte dos passos do desenvolvimento de um jogo, que também se trata de um software, de maneira resumida as fases básicas do desenvolvimento de um jogo são:  planejamento e documentação, arte, criação dos assets (modelos, animações), programação e desenvolvimento, testes, correção e lançamento. As fases descritas são extremamente básicas, vale lembrar que dependendo da empresa, da quantidade de profissionais envolvidos o numero de fases pode mudar, e algumas podem ser feitas ao mesmo tempo de outras, enquanto se um profissional único for desenvolver o jogo sozinho, provavelmente o mesmo terá menos fases, podendo até alguns itens serem comprados já prontos, por exemplo no caso de um programador desenvolvendo um jogo sozinho, muito provavelmente ele irá comprar os assets, modelos e animações já prontos e irá apensas programar o jogo e realizar os ajustes necessários. Normalmente cada fase é realizada pelo seu devido profissional ou grupo de profissionais tendo um encarregado (normalmente o game design) pela comunicação entre os times de cada fase.


2.1. A primeira parte do desenvolvimento se trata da ideia, e da organização da mesma, o desenvolvimento do roteiro e da documentação, que servirá como um apoio durante o desenvolvimento para que os profissionais não se percam no processo, temos uma série de artigos sobre a escrita da documentação de jogos e uma leitura interessante que pode ajudar no processo de desenvolvimento é o livro "Scrum, a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo".


2.2. Com a documentação pronta pode ser iniciada a próxima etapa, essa se trata do desenvolvimento das artes do jogo e dos assets, dependendo do tamanho do time algumas partes podem ser feitas ao mesmo tempo, como arte, sonorização, e algoritmos, e logo após o término da arte a modelagem, texturização e animação caso seja um jogo 3D. Se você for criar um jogo sem uma equipe e for comprar parte dos assets, aconselho pesquisar bem, dar preferencia a assets oficiais para a ferramenta que estiver usando, e o mais importante, que vale para quem está desenvolvendo um jogo sozinho ou em equipe, crie um protótipo, isso mesmo, antes de por a mão na massa para valer, crie protótipos, seja de papel, ou digital de forma mais simples, sem uma arte muito caprichada e com códigos simples, use o protótipo para validar a ideia do projeto, testar as funcionalidades e ter uma boa noção de tudo o que será necessário durante o desenvolvimento, isso também ajuda a diminuir os problemas e bugs durante os testes e correções.


2.3. Os testes e correções são feitos durante todo o processo de desenvolvimento, é comum o projeto sofrer mudanças, sofrer problemas e "empacar" em alguma parte, mas a documentação e protótipo estão ai para diminuir as chances de isso acontecer, e se mesmo assim acontecer, mantenha a calma, muita paciência, e com estudo sempre haverá uma forma de sair dessa situação. Os testes finais devem ser feitos por pessoas que não façam parte da equipe, e quanto mais pessoas melhor, essas pessoas devem ter liberdade para jogar da forma que quiserem, os testes então ai para encontrar erros, e não para evita-los.


2.4. Após todos os testes e correções vem todo estudo de mercado, divulgação e venda, para ó depois ser feito o lançamento do jogo. Vale lembrar que esse texto está resumido, cada fase de desenvolvimento pode ser bem mais complexo dependendo da empresa ou do desenvolvedor.


3. Tipos de profissionais


3.1. O game design costuma ser o responsável em transformar a ideia do jogo em uma documentação, uma papelada organizada para o entendimento de todas as partes da equipe, de forma que todos façam um trabalho harmonioso sem grande necessidade de contato entre eles, basta entenderem a documentação e segui-la, tirando duvidas com o game design que também é responsável pela comunicação entre áreas. Esse profissional deve ter conhecimento sobre os processos de desenvolvimento de software, engenharia de software, ter um conhecimento minimo de todas as áreas de desenvolvimento de jogos, ser bom em se comunicar e organização. Ou seja, se não houver um roteirista ele(a) escreverá o roteiro, a documentação, fará pesquisas, trabalhará no protótipo do jogo e em todas as fases de desenvolvimento até o lançamento.



3.2. Os artistas, sejam 2D ou 3D, normalmente são responsáveis por desenhar as artes, model sheets (ou blue prints), trabalhar com pixel art, vectores, modelagem, texturização e animação, dependendo da equipe pode haver um profissional para todas essas tarefas ou um para cada tarefa, é legal se especializar em uma coisa mas saber se virar no resto se necessário, esses são responsáveis por deixar o jogo mais bonito visualmente, ou não.


3.3. Sonoplastas ou músicos, são responsáveis pelo áudio, ou efeitos sonoros, geralmente empresas grandes possuem seus próprios profissionais e equipamentos para isso, enquanto empresas pequenas preferem contratar uma equipe para esse trabalho, ou compram os áudios já prontos.
3.4. Os programadores, são os que fazem o jogo funcionar, escrevem programas e algoritmos que controlam todo funcionamento, e dinâmica do jogo. Um programador com bons conhecimentos de game design e um conhecimento básico de cada uma das fases de desenvolvimento de um jogo, pode comprar as artes, modelos, animações, efeitos sonoros, etc., e desenvolver um jogo sozinho sem muita dificuldade.

Quem tem interesse em se tornar um game design na explicação anterior já é passado o básico do que se deve estudar (roteirização, documentação, processos de desenvolvimento de software, game design, engenharia de software e noções de todas as fases de desenvolvimento), quem deseja ser artista, como eu disse antes é interessante escolher uma área para se especializar, mas ter um conhecimento de todas, vale procurar um bom curso e praticar muito, criar um bom portfólio mostrando suas habilidades ajuda na hora de arrumar um trabalho, procure conhecer os programas mais usados (photoshop, 3ds max entre outros) e estuda-los. O programador pode optar por uma formação, ou procurar cursos de programação, escolha as linguagens de programação que mais gostar e claro que mais sejam uteis para a área, é importante conhecer mais de uma linguagem pois algumas equipes utilizam programas que se limitam a uma ou duas linguagens de programação, veja os programas (motores de jogos) mais usados, as linguagens que utilizam e escolha a sua, também é importante praticar bastante, e ter um portfólio (ex: github) para demonstrar suas habilidades.

4. Tipos de trabalhos

Um desenvolvedor de jogos pode trabalhar em uma grande empresa de desenvolvimento de jogos (Blizzard, Ubisoft, etc.), nesse caso o profissional costuma ser um especialista em uma área especifica ex: animador 3D, level design, programador especialista em inteligencia artificial entre outros, e claro deve ter disponibilidade de morar fora do país, já que o Brasil não possui muitas empresas grandes nesse setor. Caso queira trabalhar em uma empresa de desenvolvimento de jogos brasileira, uma alternativa são as empresas pequenas ou até mesmo indie, essas já estão por quase todo Brasil, possuem equipes menores por isso não existe uma necessidade extrema de especialistas, podendo ser até mais interessante alguém com boa experiencia geral em sua área. E por ultimo temos o profissional solo, ou o freelance, esse pode trabalhar de modo autônomo sendo contratado por uma empresa para desenvolver algo especifico ou pode preferir desenvolver seus próprios projetos o que é algo possível atualmente, é importante dar preferencia a projetos pequenos e simples, ter um bom conhecimento de todas as áreas possíveis e um conhecimento maior em programação, já que é fácil comprar bons modelos 3D ou 2D já animados pela internet, é fácil comprar boas musicas e efeitos sonoros, mas também é fácil comprar códigos que venham com algum bug ou que precisem de ajustes, mudanças entre outras coisas.


5. Lista de empresas

Primeiramente, antes de começar a procurar um trabalho, procure estudar, desenvolver sues próprios projetos e monte um portfólio, deixe seus melhores trabalhos disponíveis para que as pessoas vejam e conheçam suas habilidades. No link (http://www.abragames.org/associados.html) você terá acesso a uma grande lista de de empresas brasileiras de desenvolvimento de jogos.


6. Ferramentas atuais no mercado para começar a estudar

Nesse post disponibilizei uma lista de softwares úteis para desenvolvedores, vale a pena dar uma olhada, os motores de jogos mais utilizados profissionalmente atualmente são a Unity, UDK, e CryEngine, todos possuem versões gratuitas porem a maior comunidade e a considerada mais fácil de se aprender pelo numero de tutoriais disponíveis é a Unity, que é multiplataforma ou seja você pode criar jogos para quase todas as plataformas disponíveis atualmente no mercado, e para programadores as linguagens de programação usadas são C# e JavaScript, nesse post eu disponibilizo uma lista de tutoriais de links externos para se estudar desenvolvimento de jogos com Unity e outras ferramentas.

Para finalizar, aconselho a leitura dos links deixados na referência, são links de outros excelentes blogs onde se pode obter mais informações sobre a área, e o mercado de desenvolvimento de jogos, bom estudo.

Referências (Continuar o estudo dessa etapa):
http://producaodejogos.com/fazendo-carreira-mundo-dos-jogos-digitais-o-guia-completo1de4/
http://producaodejogos.com/fazendo-carreira-mundo-dos-jogos-digitais-o-guia-completo-24/
http://producaodejogos.com/fazendo-carreira-mundo-dos-jogos-digitais-o-guia-completo-34/
http://producaodejogos.com/fazendo-carreira-mundo-dos-jogos-digitais-o-guia-completo-44/
http://unidigitaldobrasil.com.br/wp-content/uploads/2015/10/ebook-Iniciando-na-carreira-de-desenvolvimento-de-jogos.pdf
http://abrindoojogo.com.br/10-dicas-para-se-tornar-um-programador-de-jogos
http://www.fabricadejogos.net/posts/um-dia-de-trabalho-comum-como-game-designer/
http://www.industriadejogos.com.br/entrevistas/empreendedorismo-em-jogos-digitais-entrevista-juliano-b-alves-intel-software-oniria/

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