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domingo, 30 de outubro de 2016

[Dica] Iniciando seu negócio no mundo dos games



As dicas que darei aqui podem ser mais úteis para quem deseja ou está iniciando seu pequeno negócio no mundo dos games, seja como freelance ou como uma microempresa, além de algumas dicas de decisão a ser tomadas e organização, deixarei alguns softwares úteis. Antes de iniciar aconselho dar uma lida no post Iniciando carreira em desenvolvimento de jogos, ele dará uma visão mais geral e resumida sobre as áreas dentro desse mundo, com isso você pode realizar uma pesquisa para entender sobre o funcionamento dos processos de desenvolvimento e o andamento do mercado de jogos.



Antes de qualquer coisa todos precisamos de um planejamento, isso ajuda a nos organizar, a ter um foco e evita desvios e se perder no meio do processo, algo que acontece muito com iniciantes e acaba sendo a causa das desistências, em conjunto com a pesquisa realizada anteriormente sobre o mercado de desenvolvimento de jogos, é importante entender e planejar como funcionará sua empresa/trabalho, quais processos serão realizados, para isso além do descrito no post citado é importante entender também o processo de desenvolvimento de softwares (para muitos isso é obvio mas algumas pessoas não sabem que os jogos digitais também são softwares), desde o pedido ou apresentação do problema do cliente, o planejamento da solução, o desenvolvimento, testes e correções até a entrega, ou caso a empresa vá desenvolver jogos próprios apenas para venda é basicamente o mesmo processo, outro tipo de serviço que você pode oferecer nesse meio é o de serviços onde você pode oferecer apenas o serviço de desenvolvimento de modelos 3D, animações, programação, sonorização entre outros. Vamos dividir as coisas em tópicos para facilitar o entendimento e decisão (você pode optar por todas as opções mas é bom ter um foco):

Que tipo de serviços você ou sua empresa prestará?

  • Desenvolvimento de jogos autorais
  • Desenvolvimento de jogos por encomenda
  • Prestação de serviços em uma área do desenvolvimento de jogos

Uma vez que sabemos que tipo de serviço estaremos prestando, temos que pensar em como estaremos realizando, principalmente quando envolvemos clientes e no caso de uma empresa mais de uma pessoa, é importante existir uma regra para o desenvolvimento que envolva a todos da melhor forma possível, muitos clientes gostam de estar envolvidos no processo e acompanhar o desenvolvimento dando seu feedback, por isso é importante um controle para que isso seja feito de uma forma que não atrapalhe e nem atrase o processo. Uma dica que dou tanto para freelances como para empresas é dar uma lida sobre o método ágil Scrum sem ficar preso a isso, pesquise métodos de desenvolvimento de softwares e jogos.

Algumas leituras interessantes:


Algumas ferramentas que podem ser utilizadas individualmente ou em grupo para facilitar e organizar melhor seu trabalho:



Outra questão que as vezes é bom ter uma resposta definida é quais tipos de jogos você ou sua empresa irá desenvolver?
  • Apenas jogos 2D, apenas jogos 3D ou ambos
  • Jogos para entretenimento
  • Jogos sérios de todo tipo
  • Jogos sérios para educação
  • Jogos sérios para marketing ou advergames
  • Jogos simuladores para treinamento


Quanto as plataformas, inicialmente é bom não querer abraçar o mundo, quanto mais plataformas você irá trabalhar, mais dispositivos precisa possuir tanto para desenvolvimento e testes, é muito importante que os iniciantes desenvolvam um trabalho melhor do que podem fazer, dessa forma pode conseguir um certo respeito e destaque. As plataformas mais simples que costumam ser o inicio são Web, Windows, Linux, Redes sociais e Android, e depois avançamos para MacOS, iOS, e outros.

Para quais plataformas irá desenvolver?

  • Windows
  • Linux
  • Mac
  • Web
  • iOS
  • Android
  • Facebook
  • Windows Phone
  • Óculos de realidade virtual e aumentada (Oculus Rift, Google cardboard, steam VR, Playstation VR, Gear VR)
  • Consoles (steam OS, PS 4, PS Vita, Xbox one, Xbox 360, Wii U, Nintendo 3Ds)
  • Smart tv (WebOS, tvOS, Tizen, sansung smart tv, android tv)

Quanto aos assets, códigos, modelos 3D, sprites, animações, efeitos sonoros etc., quando se trata de uma empresa pequena ou um desenvolvedor freelance é comum não dominar ou  não possuir profissionais de todas as áreas, inclusive marketing, por isso é preciso pensar no que será feito a respeito das áreas em que não existe um domínio, algumas opções são:

  • Contratar uma empresa terceira
  • Contratar um freelance
  • Comprar pronto
  • Contratar um profissional
  • Fazer você mesmo (o que nem sempre é a melhor opção)

Uma vez que as questões a cima estão definidas podemos partir apara escolha dos softwares a serem utilizados para desenvolvimento dos jogos, é importante estudar quais os softwares mais utilizados atualmente, quais facilidades oferecem, se vale a pena pagar pelo software ou utilizar um gratuito. Nesse artigo focarei em softwares para desenvolvimento de jogos, nesse link veja uma lista de softwares mais gerais (tratamento de imagem, edição de áudio e vídeo, etc.), vale lembrar que quando se trata de motor de game é interessante escolher uma ou no máximo duas para se especializar.


Outra pergunta que muitos iniciantes fazem é "quanto devo cobrar pelos meus serviços?" essa é uma questão que não posso dar uma resposta exata, pois depende muito do serviço que esta fazendo, a qualidade o seu serviço, a complexidade, quanto você pretende ganhar por hora ou por projeto. É bom estar sempre a par de quanto pessoas ou empresas similares a suas estão cobrando por seus serviços, faça pesquisas, procure empresas e freelances e peça um orçamento, faça as contas dos seus gastos ligados ao desenvolvimento do jogo, contando desde os preços dos softwares usados até contas de energia elétrica etc., impostos, riscos, gastos, lucro e assim chegará a um valor, de acordo com algumas pesquisas que realizei é comum empresas cobrarem de 20 mil a 150 mil por projeto e freelances cobrarem de R$ 30.00 á  R$ 200.00 por hora.

Como será cobrado?

  • Cobrar por hora
  • Cobrar por projeto
  • Irei vender meus jogos autorais

Portfólio, para quem está iniciando pode considerar uma obrigação, tenha um portfólio, realize trabalhos por conta que demonstrem do que você é capaz, isso é extremamente importante pois dificilmente alguém irá contratar um serviço de uma pessoa ou empresa desconhecida que não tem nada para mostrar, então crie trabalhos e coloque a mostra em um site, blog e divulgue nas redes sociais.

Preciso de dinheiro para começar a trabalhar, como consigo um investimento? Nem todos precisam de um investimento inicial para começar a trabalhar, com as ferramentas gratuitas atuais as vezes talento, inteligência e sorte é o suficiente, mas essa não é a realidade de todos, por isso se realmente será necessário um investimento inicial vale procurar uma encubadora, ou tentar um investimento coletivo, alguns sites de investimento coletivo para projetos e para serviços mensais:


Tudo pronto e planejado, hora de iniciar a divulgação, divulgue sua empresa, seus serviços e trabalhos, utilize divulgação gratuita nas redes sociais, divulgações pagas, se preciso contrate um profissional ou empresa de marketing digital, divulgação é muito importante.

Então mãos a obra, é hora de planejar, estudar, pesquisar, trabalhar em um portfólio e na divulgação, vale lembrar que nunca é demais procurar cursos e leituras relacionadas a empreendedorismo, gestão etc., abaixo deixo uma lista de links interessantes para estudar, boa sorte e bom trabalho a todos.

Para saber mais:
http://www.abragames.org/
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae
http://revistapegn.globo.com/
http://www.escolafreelancer.com/
http://empreendedor.com.br/
http://canaldoempreendedor.com.br/
http://www.anjosdobrasil.net/co-working-incubadoras-e-aceleradoras.html
https://cubo.network/

Cursos online, gratuitos e certificados:
http://www.brasilmaisti.com.br/
http://mooc.timtec.com.br/courses
http://www.veduca.com.br/

Artigos:
http://www.vagas.com.br/profissoes/acontece/no-mercado/pontos-positivos-e-negativos-de-ser-freelancer/
http://profissaofreelancer.com.br/o-que-e-freelancer/
https://coworkingbrasil.org/como-funciona-coworking/
https://www.neoworking.com.br/o-que-e-coworking/
http://www.anjosdobrasil.net/co-working-incubadoras-e-aceleradoras.html
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/entenda-a-diferenca-entre-incubadora-e-aceleradora,761913074c0a3410VgnVCM1000003b74010aRCRD
http://www.guiadacarreira.com.br/carreira/as-4-melhores-incubadoras-e-aceleradoras-de-empresa-do-pais/
http://economia.ig.com.br/2016-06-30/startup-conceito.html
http://aprender-a-empreender.blogspot.com.br/2011/01/o-que-e-e-como-funciona-uma-startup.html
http://minasinova.com.br/o-que-e-startup-como-funciona-como-montar/
http://exame.abril.com.br/pme/como-funciona-o-ciclo-de-vida-de-uma-startup/?utm_source
http://conteudo.startse.com.br/para-investidores/lucas-bicudo/afinal-o-que-e-uma-startup/
http://exame.abril.com.br/pme/o-que-e-uma-startup/

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