Inicio     |     Sobre     |     GitHub     |     Games     |     Contato                        

sábado, 5 de novembro de 2016

[Dica] Guia do desenvolvedor solitário (Programador ou Artista/Design)


Você pode não saber, mas o mundo está cheio de pessoas como eu e você, isso é claro se você é ou quer ser um desenvolvedor de jogos “solitário”, mas não sabe se isso é possível já que você não tem habilidade em todas as áreas envolvidas no desenvolvimento de jogos. Estou aqui para responder essa questão e explicar como é possível que apenas com habilidades ou de programação, ou modelagem e animação você pode sim desenvolver seus próprios jogos.



Primeiramente o obvio, não sonhe alto, se seu objetivo é trabalhar sozinho, você sabe que tera muito trabalho pela frente, até mesmo um jogo “simples” vai te causar muita dor de cabeça, e principalmente se for um principiante ou estudante, não queria desenvolver um jogo AAA, não estou dizendo que é impossível, mas isso poderia levar sua vida toda e a probabilidade de desistir antes de chegar na meio é muito grande. Então para quem está começado, é aconselhado buscar desenvolver jogos pequenos e simples, e principalmente terminar seus projetos, pois o prazer de ter um jogo pronto feito por você é o que te dará vontade de continuar.



Primeira questão, o que você faz? Ou no que você é bom? Seja um programador, um artista 3D ou 2D, um músico, é importante você saber, ter definido qual é sua área, se assim como eu você estudou algo específico é ainda mais fácil definir o que você é. Eu sou uma programadora, formada em análise e desenvolvimento de sistemas, por isso busco sempre trabalhar minhas habilidades em programação, mas nada impede que eu aprenda um pouco de modelagem 3D, animação etc., o mesmo vale para todos, mas o que quero dizer é que você tenha um foco, programação no meu caso, mas experimente, ou tenha uma certa experiência mínima com outras áreas, acima de tudo, se você for realmente trabalhar sozinho tem que saber como é feito um jogo, conhecer todas as etapas, e para isso aconselho um curso gratuito e com certificado de “Game Design oferecido na TIMTEC, também aconselho a leitura do livro “Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo” para uma visão sobre organização.

Uma vez que você tem as questões a cima definidas, você deve responder, desenvolverei jogos para que? E para quem? Inicialmente você pode ser apenas um estudante e desenvolver jogos para aprender, mas também pode desenvolver jogos para você mesmo por diversão, ou desenvolver jogos gratuitos para outras pessoas, você pode ser um criador de conteúdo e desenvolver jogos para ensinar outras pessoas, ou pode ser um profissional e desenvolver jogos para vender ou ganhar dinheiro de alguma forma (já que existem n formas de ganhar dinheiro desenvolvendo jogos). O mais importante é que respondendo essas questões vem a decisão sobre os objetos ou assets do seu jogo, onde você conseguirá o que não pode ou não quer fazer?

Uma vez que você está desenvolvendo jogos sem fins lucrativos isso acaba sendo mais fácil, principalmente se for apenas para estudo e o projeto não for divulgado, dificilmente haverá restrições, agora se você pretende divulgar seu projeto e ter um lucro com ele de alguma forma, então é importante tomar cuidado com de onde virão. Algumas opções são baixar gratuitamente, aconselho isso apenas para jogos sem fim lucrativos, caso contrário veja se não possui licença e que tipo de licença possui, você também pode optar por comprar, pagar alguém (um freelancer) para fazer ou fazer você mesmo do jeito que der. Se pretende ganhar dinheiro com o jogo, as três opções são mais válidas, lembrando que fazer você mesmo dependendo de suas habilidades pode desvalorizar seu projeto e mesmo na hora de comprar, fique de olho nas licenças. Abaixo uma lista de sites para baixar e comprar assests:

Outra questão é, que game engine usar? Desenvolvedores solos costumam usar game engine para facilitar e agilizar o desenvolvimento dos jogos, mas algumas, principalmente as mais completas costumam ser complexas e exigem muito treino e estudo, por isso não dá para sair aprendendo todas, então é bom se decidir sobre qual ou quais utilizará, lembrando que para quem não tem experiência com programação já existem programas que dispensam e apresentam formas mais intuitivas de se “programar” seu jogo.

E para finalizar, todos sabem que a jornada de um desenvolvedor iniciante e solitário costuma ser mais difícil, mais demorada e mais trabalhosa, assim como os games clássicos o nível de dificuldade é grande, os desafios parecem impossíveis de se passar, muitas vezes haverá uma grande vontade de desistir, mas só quem chega no final sabe como tudo valeu a pena, força de vontade é tudo.

Não deixe de ler os artigos:


Mais sites para download e compra de assets

Nenhum comentário:

Postar um comentário