Você
pode não saber, mas o mundo está cheio de pessoas como eu e você,
isso é claro se você é ou quer ser um desenvolvedor de jogos
“solitário”, mas não sabe se isso é possível já que você
não tem habilidade em todas as áreas envolvidas no desenvolvimento
de jogos. Estou aqui para responder essa questão e explicar como é
possível que apenas com habilidades ou de programação, ou
modelagem e animação você pode sim desenvolver seus próprios
jogos.
Primeiramente
o obvio, não sonhe alto, se seu objetivo é trabalhar sozinho, você
sabe que tera muito trabalho pela frente, até mesmo um jogo
“simples” vai te causar muita dor de cabeça, e principalmente se
for um principiante ou estudante, não queria desenvolver um jogo
AAA, não estou dizendo que é impossível, mas isso poderia levar
sua vida toda e a probabilidade de desistir antes de chegar na meio é
muito grande. Então para quem está começado, é aconselhado buscar
desenvolver jogos pequenos e simples, e principalmente terminar seus
projetos, pois o prazer de ter um jogo pronto feito por você é o
que te dará vontade de continuar.
Primeira
questão, o que você faz? Ou no que você é bom? Seja um
programador, um artista 3D ou 2D, um músico, é importante você
saber, ter definido qual é sua área, se assim como eu você estudou
algo específico é ainda mais fácil definir o que você é. Eu sou
uma programadora, formada em análise e desenvolvimento de sistemas,
por isso busco sempre trabalhar minhas habilidades em programação,
mas nada impede que eu aprenda um pouco de modelagem 3D, animação
etc., o mesmo vale para todos, mas o que quero dizer é que você
tenha um foco, programação no meu caso, mas experimente, ou tenha
uma certa experiência mínima com outras áreas, acima de tudo, se
você for realmente trabalhar sozinho tem que saber como é feito um
jogo, conhecer todas as etapas, e para isso aconselho um curso
gratuito e com certificado de “Game Design” oferecido na
TIMTEC, também aconselho a leitura do livro “Scrum: a arte de
fazer o dobro do trabalho na metade do tempo” para uma visão sobre
organização.
Uma
vez que você tem as questões a cima definidas, você deve
responder, desenvolverei jogos para que? E para quem? Inicialmente
você pode ser apenas um estudante e desenvolver jogos para aprender,
mas também pode desenvolver jogos para você mesmo por diversão, ou
desenvolver jogos gratuitos para outras pessoas, você pode ser um
criador de conteúdo e desenvolver jogos para ensinar outras pessoas,
ou pode ser um profissional e desenvolver jogos para vender ou ganhar
dinheiro de alguma forma (já que existem n formas de ganhar dinheiro
desenvolvendo jogos). O mais importante é que respondendo essas
questões vem a decisão sobre os objetos ou assets do seu jogo, onde
você conseguirá o que não pode ou não quer fazer?
Uma
vez que você está desenvolvendo jogos sem fins lucrativos isso
acaba sendo mais fácil, principalmente se for apenas para estudo e o
projeto não for divulgado, dificilmente haverá restrições, agora
se você pretende divulgar seu projeto e ter um lucro com ele de
alguma forma, então é importante tomar cuidado com de onde virão.
Algumas opções são baixar gratuitamente, aconselho isso apenas
para jogos sem fim lucrativos, caso contrário veja se não possui
licença e que tipo de licença possui, você também pode optar por
comprar, pagar alguém (um freelancer) para fazer ou fazer você
mesmo do jeito que der. Se pretende ganhar dinheiro com o jogo, as
três opções são mais válidas, lembrando que fazer você mesmo
dependendo de suas habilidades pode desvalorizar seu projeto e mesmo
na hora de comprar, fique de olho nas licenças. Abaixo uma lista de
sites para baixar e comprar assests:
- https://www.assetstore.unity3d.com/en/
- http://opengameart.org/
- https://www.unrealengine.com/marketplace
- https://www.scirra.com/store
- Veja mais sites no final do artigo.
Outra
questão é, que game engine usar? Desenvolvedores solos costumam
usar game engine para facilitar e agilizar o desenvolvimento dos
jogos, mas algumas, principalmente as mais completas costumam ser
complexas e exigem muito treino e estudo, por isso não dá para sair
aprendendo todas, então é bom se decidir sobre qual ou quais
utilizará, lembrando que para quem não tem experiência com
programação já existem programas que dispensam e apresentam formas
mais intuitivas de se “programar” seu jogo.
E
para finalizar, todos sabem que a jornada de um desenvolvedor
iniciante e solitário costuma ser mais difícil, mais demorada e
mais trabalhosa, assim como os games clássicos o nível de
dificuldade é grande, os desafios parecem impossíveis de se passar,
muitas vezes haverá uma grande vontade de desistir, mas só quem
chega no final sabe como tudo valeu a pena, força de vontade é
tudo.
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